Renato Franchi Filho para Leigos



O ano do 2004 assinala igualmente na carreira do Toquinho a consecuçãeste do um projeto grandioso intitulado “A Bossa Nova não tem tempo nunca idade”

Ainda em 1983, conclui usando este baterista Mutinho 1 moderno produção dedicado às crianças: este LP Philips Coisa do Brinquedos. 1984 é o ano de Sonho Dourado, disco produzido pela Barclay e show do precisamente nome, em qual Toquinho aparece solidificando ainda Ainda mais tua carreira solo.

Em novembro do 2003, o clipe animado “Aquarela” conquistou o “Liv Ullmann Peace Prize”, prêmio concedido pelo juri do Chicago International Children’s Film Festival, este elevado e Ainda mais antigo festival por filmes infantis do mundo, cujo crité especialmenterio é conceder este primeiro lugar ao filme de que traduz de forma mais sensível este desejo do paz e harmonia entre as crianças.

Aos 14 anos já tinha aulas usando seu principal mestre, Paulinho Nogueira, qual este introduziu no caminho do violãeste de que compreende a descoberta da passagem do acompanhamento para este solo.

Esse encontro profissional entre Vinicius por Moraes e Toquinho se alastraria por 11 anos do uma parceria qual encantou o Brasil e este mundo com uma constante produtividade nos mais variados sentidos da música

Toquinho e MPB4 começaram “por acaso” uma parceria de shows bastante natural sucedida, iniciando usando um espetáculo por três dias pelo Canecão, em seis, 7 e oito de julho. a associaçãeste entre o violonista e este grupo vocal virou uma fórmula do sucesso que empolgava através simplicidade do formato – eram apenas ESTES cinco no palco – e através superioridade do repertório. Depois do Rio, foram shows em Sãeste Paulo e por várias cidades de outros estados. Toquinho e MPB4 surgiram no cenário musical por ocasiãeste dos memoráveis festivais da dé especialmentecada do 1960 e consolidaram suas carreiras ao longo do mais do 40 anos. Toquinho, multiplicando sucessos criados em parceria a todos os momentos com talentosos e renomados letristas e esbanjando virtuosismo na execuçãeste de seu violão. E este MPB4, composto por Magro, Aquiles, Miltinho e Dalmo, revelando-se cada vez Muito mais 1 conjunto vocal necessário, correto, absolutamente atrelado ao cancioneiro nacional, intercalando grandes clássicos numa DE mais expressivas discografias da MPB em Teor de melodia, harmonia, arranjos vocais e letras.

Fechando esse ciclo do atividades por cidades italianas pelo ano de 1999, Toquinho foi um Destes protagonistas do espetáculo realizado em Bari, sul da Itália, na noite de 31 de dezembro, ré especialmenteveillon marcado por um fato fora do comum: a neve caía Derivado do a região após cinqüenta anos do ausência, em meio a 1 frio por congelar o sangue. Exatamente Nesse caso, as pessoas dançavam cantando músicas brasileiras sob o comando por Toquinho.

O ano do 2007 marcou também pelas novas parcerias de Toquinho usando este escritor chileno Antonio Skármeta

A ideia do produtor italiano Raimondo Moretti, incluindo três modalidades do produção: 1 CD duplo contendo 30 das mais representativas canções de que caracterizam a Bossa Nova; 1 DVD utilizando músicas e depoimentos por artistas que participaram do movimento; e um livro, escrito por João Carlos Pecci, narrando as fases Muito mais importantes da Bossa Nova.

Em 1996 faz uma temporada utilizando Enorme sucesso do show “Toquinho – 30 Anos do Música”, no Palladium. Ganha dois prêmios Apetesp do Teatro nas classes por melhor música composta e melhor trilha sonora de modo a teatro infantil através peça “Casa de Brinquedos”.

Nesse exatamente ano entrava no ar este primeiro canal do televisãeste inteiramente voltado a 1 clube pelo País do futebol. A TV Corinthians (TVC), E Toquinho, grande corintiano desde a infância, assumia o desafio do apresentar um programa do entrevistas: “Toquinho, Violãeste e Futebol”. Utilizando a fluência adquirida nos palcos, Toquinho teve este prazer por entrevistar personalidades do futebol e da música utilizando tal desempenho que a emissora chegou até a marcar pontos importantes de audiência. Em 2013, este ano foi quase todo preenchido por espetáculos em homenagem ao centenário por nascimento de Vinicius por Moraes. Para além por inúmeros shows realizados pelo País do futebol. Este Festival por Cinema Brasileiro de Nova Iorque homenageou em 2014 este poeta Vinicius por Moraes. Utilizando Ainda mais por uma dezena por filmes em tua mostra competitiva, este evento aconteceu entre os dias 1º e 7 de junho. E no seu último POR DIA, este festival apresentou este show do encerramento do cantor e compositor Toquinho, um Destes superiores parceiros do Poetinha. Este artista foi acompanhado Destes músicos Alexandre Ribeiro (clarinete), Ivâni Sabino (baixo), Pepa D’Elia (bateria), Guga Machado (percussãeste) e Silvia Goes (piano), para além da cantora Anna Setton.

Este CD, lançado em dezembro do 2008, tem uma característica interessante: mostra este show do ponto por vista musical, não-linear, utilizando cortes transversais pelo repertório, privilegiando a diversificação do material sonoro. Esta é a ordem das músicas escolhidas:

Pelo exatamente ano, participou do Festival de Montreux, seguindo dali para a temporada por verão na França, onde se apresentou pelo Olimpia. Ainda em 1981, rodou pelo Brasil ao lado de Jane Duboc utilizando o show Doce Vida, e lançou o disco utilizando o exatamente nome, através Ariola. No começo de 1982, Toquinho cumpriu várias apresentações em Bogotá e Cali, na Colômbia, e, pelo segundo semestre, foi de modo a a Itália para uma série por shows. No mesmo ano, Maurizio Fabrizio, compositor italiano, veio de modo a o País do futebol e ficou duas semanas compondo utilizando Toquinho algumas DE músicas do LP Acquarello, da etiqueta Maracanà, lançado em San Remo, e de que deu a Toquinho um Disco por Ouro, tornando-o este único artista brasileiro a conseguir tal feito no exterior. Ainda em 1982 voltou a se apresentar pelo Festival do Montreux ao lado de outros artistas brasileiros.

Para além desse prêmio, o clipe “Aquarela” alcançou o segundo lugar na Classe animação infantil do Anima Mundi 2003.

A intençãeste desse CD é lançar uma nova luz Acerca a obra do Toquinho. Há músicas conhecidíssimas, outras que podem vir a manter-se em destemido lugar na memória do ouvinte e outras ainda do qual só o fã Ainda mais dedicado se lembra. Há igualmente uma iné especialmentedita, dedicada a ele, talvez possa vir a ganhar uma letra tua…

Por sua própria vez “A Lar” foi escolhida a melhor trilha sonora do Anima Mundi 2004, e “O Pato” obteve o segundo lugar na Classe animaçãeste brasileira no exatamente festival. Aqueles qual acompanham Toquinho nessa sua viagem musical ao mundo infantil, puderam, a partir do ano do 2005, expandir tal deliciosa sensação usando este Box Toquinho no Mundo da Criança, lançamento por Circuito Musical e Mundo da Criança, distribuído pela Universal Music. Trata-se do uma composiçãeste 3 em 1, até actualmente infoidita pelo Nicho Brasileiro, reunindo um DVD, um CD do áudio e uma faixa interativa utilizando horas por conteúdo para crianças. Em 2004, Toquinho voltou ao Canecão usando este show “Só tenho tempo para ser feliz”, contando com uma convidada especial; Badi Assad.

No ano do 2009, Toquinho prosseguiu apresentando-se em várias cidades do país, utilizando shows por alternados formatos, entre os quais, destaca-se aquele realizado no Sesc Pompeia, em fevereiro, usando a participação por Kabelo e Badi Assad Este show Toquinho e MPB-4-40 Anos de Música ganhou pelo ano do 2009 uma projeção Brasileiro, tendo sido levado de modo a inúmeras capitais e cidades brasileiras, usando sucesso permanente de público e do crítica.

Bastante escritor e poeta chilenoautor do livro “El cartero de Neruda”, que inspirou o roteiro do filme “O carteiro e o poeta”. Estas parcerias, fruto do vários encontros do violonista usando o escritor ao longo do 2 anos, irãeste se transformar em CD, cujos arranjos Seroada entregues ao competente maestro Gilson Peranzzetta. Outra nova parceria do Toquinho foi a música “Cosmonauta musical”, fabricada utilizando este baixista, compositor e intfoirprete Kabelo, de que trabalhou saiba como roadie em tua banda por Ainda mais por 10 anos. Nesta música, ambos se homenageiam em versos, resultando uma cançãeste bem-humorada e usando bem balançeste, gravada pelos 2 pelo CD do Kabelo, Linguicity, lançado em abril do 2009. A afinidade entre eles resultou em dois shows marcantes: um no SESC Santana, dia 19 por setembro por 2007, POR DIA em de que tocaram através primeira vez a parceria, e outro pelo SESC Pompfoiia, dias 14 e 15 de fevereiro por 2009, usando a presença sempre brilhante da violonista e cantora Badi Assad.

O espetáculo é uma síntese da trajetória desses artistas, interpretando canções de que o público aprendeu a gostar e a cantar junto. Ressaltando homenagens a Vinicius de Moraes, principal parceiro de Toquinho em 10 anos; e a Chico Buarque, de que já chegou a considerar-se o “MPB-5”, como este grupo foi seu acompanhante oficial durante uma década, gravando mais por 30 canções AS SUAS em todos esses anos. Em 2008, a parceria prosseguiu, usando shows por todo o País do futebol, agradando cada vez Ainda mais ao público, usando enorme sucesso. A fórmula estava emplacando e a chance de gravarem 1 produção juntos virou realidade. Utilizando o interesse da gravadora Biscoito Fino, e a produçãeste executiva da Circuito Musical, foram realizados pelo Teatro FECAP, em São Paulo, ESTES shows de que geraram a gravaçãeste do CD e do DVD ao vivo Toquinho e MPB4 – quarenta Anos de Música.

Pelo ano do 2005, o Projeto Bossa Nova foi lançado pelo Brasil, pelo Japão, na França e em Miami, através da distribuiçãeste da Emi Music Brasil. 1 outro projeto musical foi concluído por Toquinho pelo primeiro semestre de 2005, intitulado “Passatempo”, produzido através empresária Lilia Cabral. Apaixonada por música, entre outros projetos culturais de que apoiou, Lilia abraçou com entusiasmo a proposta da Circuito Musical por registrar em CD as primeiras referências e emoções musicais que Toquinho ouvia em tua infância e de que até Este momento cantarola e toca entre amigos. Esse CD, veiculado antes em circuito restrito, foi lançado pelo ano de 2006 juntamente usando um DVD: uma visita aos velhos tempos, utilizando imagens da infância do artista, trechos do gravações antigas interligando-se utilizando fonogramas atuais. Uma das atividades mais prazerosas do Toquinho é aquela praticada nos palcos, quando se apresenta só utilizando seu violão ou acompanhado por sua banda. Dentre ESTES muitos shows realizados no País do futebol, em 2006, destacam-se certos: o de que reuniu Arthur Moreira Lima e Miúcha, em Vitória, no Espírito Santo; aquele apresentado para as crianças da Fundaçãeste Bradesco; e ESTES que marcaram duas reinaugurações do teatros: do Teatro Paiol, em Curitiba – famoso pelos seus shows utilizando Vinicius e Marília Medalha, em 1971; e do Teatro Coliseu, de Santos.

Nascido em Sãeste Paulo, Brasil, a 6 do julho por 1946 com este nome por Antonio Pecci Filho, na primeira infância a mãe o chamava do “o toquinho de gente”.

Pelo País do futebol, os anos finais do sé especialmenteculo passado destinaram a Toquinho realizações artísticas que sintetizaram homenagens, recordações, reencontros e novas parcerias.

Ainda em 2013 Toquinho apresentou-se na Costa Esmeralda-Olbia, Sardenha, Itália num espetáculo que contou usando a participaçãeste por Ornella Vanonni. Em 2014, assumindo suas duas grandes paixões, Toquinho assumiu sua primeira experiência tais como apresentador por rádio, conversando semanalmente com convidados A respeito de esses temas na Rádio Eldorado. Este programa “Toquinho, Violão e Futebol” levou ao ar entrevistas utilizando Rivelino, Tobias da Vai-Vai, Paulo Ricardo, Simoninha, o goleiro Veloso, entre outros, ficando marcado pela última entrevista ao vivo do cantor Jair Rodrigues antes do tua morte. Nesses últimos anos Toquinho intensificou tua atuação nos palcos ao lado de outros artistas do renome, saiba como Maria Creuza, Leila Pinheiro, MPB-4, Joãeste Bosco e Ivan Lins, formando com clique no site cada um deles parcerias que dignificam cada vez Muito mais a música popular brasileira. De modo a 2015 estãeste programados vários eventos em homenagem aos 50 anos do carreira do Toquinho, ou mesmo que, 1 DVD, utilizando a participaçãeste por vários amigos, 1 livro escrito por João Carlos Pecci, uma exposição de fotos mostrando sua própria trajetória artística e, evidentemente, vários shows em muitos formatos.

Esse é 1 trecho do texto do apresentaçãeste do CD instrumental A vida possui sempre razão – Tributo a Toquinho, lançado pela Circuito Musical em 2006. Uma autêntica homenagem por Parcela do seus músicos Muito mais freqüentes – Silvia Góes, (piano), Ivani (baixo) e Pepa (bateria) – resultado da amizade entre eles e Toquinho, retratando em 12 faixas um apanhado dos grandes sucessos do violonista em arranjos geniais e resultados harmônicos especiais. Há, igualmente, uma por que não tentar aqui música de Silvia Goes composta especialmente de modo a este CD (“Seu Antonio”). Esse CD vai bastante além do merecido tributo a Toquinho. Pelas músicas contidas nele, consagrados sucessos de várias fases do artista, e através FORMATO do sua própria execução, ele é uma Bonita homenagem à delicadeza, evidenciada através simplicidade Em excessoída das teclas, das cordas e DE baquetas, a harmonizar acordes suaves qual contagiam e emocionam, tanto Ainda mais se se dispuser do um silêncio oportuno ao ouvi-los, expressão rítmica da intensa amizade qual liga ESTES três músicos ao grande compositor.

Entendendo a arte saiba como essência da vida, por padrinho musical Toquinho transformou-se em parceiro do Projeto Guri, tendo gravado em 2002 este CD Herdeiros do futuro usando treze canções de seu repertório qual revelam o mistério, a fantasia e as descobertas do universo infantil, contando, em cada faixa do disco, utilizando a participação por jovens integrantes DE orquestras formadas nas unidades de Indaiatuba e Mazzaropi e Ainda mais vinte componentes do Coral do Osasco. Esse CD foi lançado em dezembro de 2002, num emocionante espetáculo realizado na Sala Sãeste Paulo. Com dúvida, uma homenagem aos qual acreditam na transformação através Feitio e sonham com 1 mundo melhor.

Compreendendo cinco CDs de que registram setenta músicas das mais representativas da trajetória musical do artista. Dando uma tré especialmentegua às coletâneas, o ano por 2003 assinala o surgimento, após oito anos, por um moderno CD do carreira por Toquinho, usando músicas inéditas. Destacam-se desse produção, lançamento da Movieplay, a canção qual dá título ao CD, “Só tenho tempo pra ser feliz”, e os sambas “Caso encerrado”, parceria com Paulinho da Viola, e “Esquece”, só por Toquinho. Porfoim, a verdadeira obra-prima do disco conta utilizando a colaboração por Mutinho, o parceiro dos temas familiares, e traduz momentos de profundo carinho, amor e dedicaçãeste vividos por Toquinho, que representam todo fascínio qual só uma filha é capaz de exercer Acerca um pai: “Cançãeste pra Jade”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *